Em mais uma campanha realizada pela superintendente do HCFAMEMA, Paloma Libânio, ela veio lembrar à população de Marília e região sobre a importância da doação de sangue.
Um monitoramento realizado no estoque de sangue do Hemocentro de Marília mostrou que alguns tipos de sangue se encontram em estado de urgência, e precisam ser repostos com urgência, são eles A-, B-, O+ e O-. Além disso, apesar de o estoque dos tipos A+, B+, AB- serem considerados estáveis, todo tipo de sangue é bem-vindo no estoque.

Muitos pensam que a doação de sangue pode apresentar riscos, porém o procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Mesmo com os avanços frequentes da medicina, nós ainda precisamos ter um banco de sangue abastecido para conseguir realizar diversos procedimentos. A vida curta de alguns hemocomponentes torna ainda mais importante o comparecimento regular da população aos hemocentros para doação de sangue.
A doação de sangue continua a ser essencial para a manutenção da vida de pacientes com doenças como anemia, hemofilia, transtornos de plaquetas ou, ainda, daqueles que são vítimas de acontecimentos inesperados que envolvam urgências e emergências.

Doar sangue salva vidas! A Dra. Paloma já fez a sua contribuição e você? Faça a sua! Doe sangue e ajude a salvar vidas!
