O período escolar que corresponde à primeira infância ainda gera dúvidas nos pais e responsáveis
Celebrado no dia 25 de agosto, o Dia Nacional da Educação Infantil foi criado em 2012, data que homenageia a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Entretanto, o período que compreende a primeira infância é cercado de dúvidas e anseios dos pais e responsáveis.
Além de ser um local para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, a Educação Infantil proporciona um convívio social fora do ambiente familiar. “Ao optar por colocar o filho em uma escola, os pais e responsáveis contam com uma equipe que apoia integralmente o desenvolvimento, aprendizagem e a socialização daquela criança” reforça, Glades Serra, diretora do Marista Escola Social Robru, que atende crianças gratuitamente na Zona Leste de São Paulo.
Dentro da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as crianças trabalham valores que fortalecem o crescimento e aprendizagem, como conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. “A criança tem sua própria visão de mundo, e desde muito cedo ela se expressa por meio de objetos, brincadeiras e percepções. Toda criança tem o direito de colocar para fora suas emoções, necessidades e dúvidas, e as educadoras nas atividades conseguem compreender essas expressões seja por quais linguagens elas utilizem”, reforça Glades. Para esclarecer algumas dúvidas e anseios sobre a Educação Infantil, a educadora comenta cinco mitos e verdades sobre o tema:
- Só tem brincadeira dentro na educação infantil
Mito. O brincar é importante para que a criança mostre sua ideia sobre o mundo, desenvolva atividades que apresentem sua cultura, incentivem a criatividade, e também fortaleçam o seu bem estar. Por meio de atividades lúdicas os educadores proporcionam momentos de aprendizagem para cada uma das faixas etárias. - Educação Infantil é só para as mães que trabalham
Mito. É bem verdade que muitas mães necessitam deixar seus filhos na escola para que continuem no mercado de trabalho, mas isso não é uma condição de todos. Muitos pais e responsáveis colocam seus filhos na escola buscando o convivio, socialização e desenvolvimento da criatividade e aprendizagem. - Há muito aprendizado na primeira infância
Verdade. As crianças aprendem a se comunicar, expressar, a ter clareza nos diálogos, a expressar seus desejos, vontades e sentimentos nesta fase da vida. Na escola, o ambiente proporciona que esses aprendizados sejam ainda melhores compartilhados com os outros alunos, e também com os educadores. - O diálogo entre família e escola é fundamental
Verdade. Quanto mais aberto e sincero for o diálogo entre escola e família, melhor será para o bem estar da criança. É importante que os pais participem das atividades, e que a escola estabeleça entendimento sobre o núcleo familiar que aquela criança vive. - Na primeira infância as crianças desenvolvem a linguagem
Verdade. Mesmo que a criança ainda não saiba ler ou escrever, o desenvolvimento da fala, e das interações sociais acontecem neste período, o incentivo a leitura, por exemplo, pode ser importante ainda nesta fase, com figuras, bonecos e contação de histórias, para contribuir para o desenvolvimento.
Marista Escolas Sociais
Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período de contraturno escolar.