Vereador Danilo da Saúde pede a Prefeitura Municipal melhorias na Rede de atenção às gestantes de Marília 

Cidade Política Últimas Notícias

Nesta segunda-feira (9), em sessão da Câmara Municipal de Marília, o vereador Danilo da Saúde solicitou a Prefeitura de Marília que adote providências para melhorias na Rede de Atenção às gestantes do município, com o objetivo de tornar mais efetivo o atendimento, em especial àquelas com algum tipo de intercorrência, com necessidade de acesso a Pronto atendimento.  

O vereador relatou que tem visto muita dificuldade de atendimento às gestantes na rede básica, nos PFS e nos UBS, como também e principalmente nos Pronto Atendimentos na ocasião de alguma intercorrência. 

Ainda de acordo com o vereador, as gestantes tem prioridade em atendimento de segundo o Ministério da Saúde, e a rede precisa estar organizada e preparada para atender essas mulheres. 

Há uma dificuldade imensa dos profissionais para cumprir os protocolos. As gestantes precisam ser acompanhadas e é obrigação da administração pública prestar este atendimento.  

E ainda para piorar a situação, o vereador relatou que nos Pronta Atendimentos as gestantes não estão recebendo atendimento emergencial, e citou a situação da filha de uma colega de trabalho, que passou por momentos difíceis e quase perdeu o bebê. 

Não haviam profissionais preparados no Pronto Atendimento para atender a gestante, nem profissionais da área, nem profissionais capacitados. De acordo com o vereador essa capacitação deveria ser contínua.  

Ainda de acordo com o vereador, a gestante em situação de risco deveria ser referenciada diretamente para o Hospital Materno Infantil, e precisa de uma avaliação criteriosa no pronto atendimento para ser atendida com eficiência e evitar problemas maiores.  

O vereador também requereu a cópia do protocolo de atendimento às gestantes. Ele explicou que na rede municipal há um documento com os protocolos de atendimento instituído, com as regras para atendimento, e ele quer conhecer as regras e ver se de fato está sendo cumprido. 

Também requereu a lista dos médicos e profissionais da enfermagem que passaram por capacitação no último ano para o atendimento de gestantes. 

Solicitou também a quantidade de ouvidorias registradas no último ano relativos à atendimento médico de gestantes, uma vez que vem aumentando a quantidade de reclamações sobre mau atendimento, tendo seus quadros de saúde e do bebê agravados. 

E por último solicitou o número de gestantes SUS no município que não estão tendo o acompanhamento da rede. Há uma informação do número de gestantes e precisamos saber se essas gestantes estão sendo atendidas como preconiza o Ministério da Saúde. 

Compartilhar esta notícia agora: