Para se ter sucesso nas entrevistas de emprego, algumas regras bem conhecidas devem ser seguidas, porém poucas pessoas contam dicas importantes para não falhar na hora da entrevista.
O currículo deve ser elaborado de forma sucinta, objetiva e limpa. Deve conter no currículo somente os dados pessoais, contato, breve resumo das experiências profissionais, cursos e graduação. Atividades extracurriculares também são válidas e isso basta.
Assim que receber o convite para a entrevista, preste atenção e estude sobre a empresa, desta forma você estará preparado para qualquer questionamento, verificando também a credibilidade da empresa.
VEJA OUTRAS DICAS:
1. A primeira impressão é a que fica, desta forma o traje diz muito sobre a imagem profissional que o candidato quer passar. Tenha bom senso e deixe boa impressão. No geral, deve-se usar roupas sociais básicas.
2. Seja sempre pontual. Se não conhece o caminho, ou corre o risco de ter trânsito, saia de casa com uma antecedência, isso faz muita diferença.
3. Não fale mal do seu antigo trabalho, chefe ou empresa, não importa o quão ruim tenha sido. Procure sempre exaltar os pontos positivos das experiências anteriores.
4. Fale a verdade sobre seus pontos a desenvolver e o que tem feito para melhorá-los, não diga algo manjado apenas para dar uma resposta convincente.
5. Seja direto, objetivo e claro nas respostas. Responda as perguntas de maneira firme e sincera. Olho no olho passa confiança. Relaxe e pense antes de dizer.
6. Seja positivo e otimista, não é o momento para fazer reclamações sobre a atual situação do Brasil, ou o último jogo de futebol. Ao invés disso, exalte o que você tem feito nesse período e o que anda buscando para fazer a diferença. Pessoas motivadas e com energia contagiam e cativam.
7. Faça perguntas. Não fique travado apenas respondendo às perguntas do entrevistados sem expor suas dúvidas e preocupações. Uma entrevista nada mais é que uma conversa profissional. Pergunte sobre a empresa e a vaga, tire suas dúvidas. Não esqueça de perguntar ao recrutador sobre o retorno do processo, pegue o telefone ou email e caso não obtenha resposta em uma semana, entre em contato, procure saber sobre a vaga, demonstrando seu interesse nela.