No dia 1º de setembro de 2021 o prefeito Daniel Alonso, junto com o Secretário de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, esteve no CAOIM (Centro de Atendimento a Obesidade Infantil de Marília, elogiando os funcionários e prometendo um planejamento para ampliação do serviço. (Assista ao vídeo abaixo)
Hoje, 3 de dezembro, moradoras de Marília que utilizam o serviço fizeram um apelo através de vídeos dizendo que o prefeito Daniel Alonso e o Secretário de Saúde, Cássio Pinto, teriam anunciado o fechamento do CAOIM.
O CAOIM iniciou sua atuação em maio de 2006 e foi inaugurado oficialmente no dia 11 de outubro do mesmo ano, oferecendo desde então atendimento multidisciplinar e gratuito para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos com sobrepeso ou obesidade residentes no município de Marília – SP.
A equipe é composta pelas seguintes especialidades: pediatria, enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia, além dos auxiliares de escrita e de limpeza.
Para Ana Valéria, que já foi atendida pelo CAOIM e hoje possui cirurgia bariátrica, se não fosse pelo atendimento hoje ela poderia estar presa a uma cama devido à obesidade mórbida ou até mesmo não teria sobrevivido.
Ela está indignada com a postura da Prefeitura e da Secretaria de Saúde em relação as pessoas que utilizam o serviço e são atendidas pelo CAOIM. Ela ainda exige explicações por parte dessas autoridades, que esclareçam o que está acontecendo.
Ana Valéria ainda ressalta sobre a competência dos profissionais que fazem parte do corpo de funcionários do CAOIM, e que não entende como de uma hora para a outra estão simplesmente fechando e deixando toda uma comunidade desamparada.
Já Paula, obesa mórbida que utiliza o atendimento do CAOIM, gostaria de entender o porquê de depois de ser feita a reportagem, segunda ela, “linda”, elogiando os profissionais e prometendo ampliações e agora vem fechar o programa. Ela pergunta para o prefeito Daniel Alonso: os profissionais deixaram de ser competentes ou é o descaso com os obesos e com as crianças.