AMBULATÓRIO PARA TRATAMENTO DE SEQUELAS PÓS-COVID É PROPOSTO PELO VEREADOR DANILO DA SAÚDE

Cidade Últimas Notícias

O vereador Danilo Bigeschi PSB propôs a implantação de ambulatorio para reabilitação pós covid, para tratamento dos pacientes que tiveram sequelas da doença. A propositura foi apresentada na câmara municipal através do requerimento 1485/2021, e está pauta da sessão ordinária da próxima segunda-feira (16). “Além de sofrimento e muitas mortes, o covid-19 deixou também milhares de pessoas com sequelas físicas da doença, necessitando de cuidados em áreas como pneumologista, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, educação física, neurologia, entre outros. Sendo necessário atendimentos na saúde para reabilitação e acompanhamento pós-covid, que os serviços de saúde não estão preparados e não possuem condições de atender,” disse o vereador Danilo autor da proposta.

A proposta do vereador prevê a implantação de serviços de atendimento pós covid com equipe multidisciplinar, para acolher as necessidades do grande número de pessoas que procuram os serviços de saúde com sequelas físicas e emocionais causadas pelo covid-19. “Pesquisa recente identificou que sete em cada dez pacientes hospitalizados pela Covid-19 sofrem sequelas após a alta médica, e apresentam sintomas variados como falta de ar, perda de memória, dor muscular, fadiga, queda de cabelo, depressão, ansiedade, dores de cabeça, dificuldades de linguagem/fala, e até dificuldade de locomoção, sendo necessário atendimento multiprofissional não disponível na rede pública de saúde”, informou o vereador Danilo da Saude.

O ambulatório para atendimento pós covid, segundo proposto pelo vereador Danilo, prevê atendimentos em áreas como pneumologista, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, educação física, neurologia, entre outros, dependendo de cada caso,  para reabilitação cardiopulmonar, neurológica, motora, nutricional, e de saúde mental. “Temos universidades com diversos cursos na área de saúde em Marília, hospitais e serviços de saúde preparados e capacitados, a realização de parcerias e a realocação dos profissionais contratados para o enfrentamento do covid, poderiam viabilizar a implantação desse serviço. Muitas pessoas com sequelas estão sem atendimento, tendo piora no estado de saúde e até mortes estão sendo causadas por danos à saúde pós covid. É necessário priorizar esses atendimentos, capacitar os profissionais e organizar a rede de saúde para acolher essas pessoas que não estão conseguindo tratamento,” concluiu o vereador Danilo da Saúde.

Compartilhar esta notícia agora: