MARÍLIA — Em clima de união e empoderamento, a Prefeitura de Marília encerrou, no último domingo (31), a programação do Agosto Lilás — mês nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. O evento, realizado na academia EFT, no bairro Cascata, trouxe uma roda de conversa e uma aula prática de defesa pessoal para mulheres de todas as idades, marcando um fechamento com chave de ouro.
Um encontro para dar voz e força
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Cuidado à Pessoa em Situação de Violência, e em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, o evento foi pensado para informar, acolher e preparar mulheres que vivem ou já viveram situações de violência — seja física, psicológica, sexual, patrimonial, moral ou virtual.
A roda de conversa contou com a presença da delegada da DDM, Dra. Darlene Rocha Costa Tosin, e da professora de muay thai, boxe e taekwondo, Návia Tanaka, que mostrou na prática como a defesa pessoal pode ser uma aliada da autoestima e da segurança.
“Mais que um mês, um compromisso com a vida”
A secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, destacou o impacto da campanha:
“Durante todo o mês, realizamos uma série de ações para conscientizar e combater a violência contra a mulher. Esse encontro coroou nossos esforços, e a parceria com a Secretaria de Esportes, através da Valéria Cavecci, foi fundamental. Aprendemos muito e saímos mais fortes.”
Já Valéria Cavecci, secretária de Esportes, Lazer e Juventude, reforçou a importância de espaços como esse:
“A troca de experiências entre as mulheres é essencial. Mais do que ensinar defesa pessoal, precisamos fortalecer a coragem de enfrentar e denunciar. Essa luta é de todas nós.”

Agosto Lilás: respeito que se veste de roxo
Criado pela Lei nº 14.448/2022, o Agosto Lilás tem como objetivo informar sobre os direitos das mulheres, os tipos de violência e os canais de denúncia disponíveis. A cor lilás foi escolhida por simbolizar respeito, dignidade e coragem, além de homenagear o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
Durante o mês, a programação em Marília promoveu palestras, campanhas educativas e ações práticas, fortalecendo o compromisso de que nenhuma mulher deve enfrentar o silêncio sozinha.
JP Jornal O Popular comenta
JP Jornal O Popular:
“Quando a mulher é fortalecida, a sociedade inteira ganha. Agosto Lilás termina, mas o compromisso com a vida, o respeito e a igualdade precisa continuar todos os dias.”
Participe do canal do JP JORNAL O POPULAR Marília e Região no WhatsApp: (14) 99797-3003
Fique por dentro das notícias que transformam vidas!