JP.JORNAL O POPULAR
A próxima sessão ordinária da Câmara de Marília, marcada para o dia 11, às 17h, promete mexer com o futuro da educação, cultura e tecnologia na cidade. Quatro projetos estarão na mesa dos vereadores para análise e votação — e você, leitor, não pode ficar de fora dessa discussão que envolve dinheiro público, emprego e até um laço de amizade com o Japão.
“Quem não arrisca, não petisca”: é nessa pegada que a Prefeitura propõe abrir créditos extras no orçamento para três objetivos prioritários: contratar professores temporários para atender à demanda urgente nas escolas, construir a nova Emei Altos do Palmital e garantir recursos para o funcionamento da Secretaria Municipal da Educação. Ao todo, são mais de R$ 2,3 milhões em investimento.
A prefeitura esclarece que os contratos temporários serão feitos com quem já foi aprovado em concurso, respeitando a ordem de classificação — sem atropelos, nem perda de direitos futuros. Ou seja, é um reforço emergencial para manter o ensino em dia, enquanto servidores efetivos estiverem afastados.
Já a construção da escola e o custeio das atividades da Secretaria vão usar recursos federais da Quota Estadual do Salário Educação, que, por lei, devem ser aplicados em manutenção e melhorias na rede pública, desde reformas até merenda escolar. Afinal, “quem planta colhe” — e investir na educação é garantir o futuro da nossa gente.
Não só de escola vive Marília: outro projeto que chama atenção é da vereadora Professora Daniela (PL). Ela quer que o município divulgue em seu site oficial o link do Cadastro Nacional de Animais Domésticos — o SinPatinhas. A ideia é facilitar o controle, identificação e cuidado com cães e gatos da cidade. Com dados como endereço do tutor e histórico de vacinas, o cadastro público ajuda a prevenir maus-tratos e a responsabilizar quem tem animalzinho. Uma iniciativa que prova que “quem cuida dos bichos, cuida da cidade”.
No campo das amizades internacionais, o vereador Elio Ajeka (PP) leva para votação o reconhecimento de Marília e Izumisano, no Japão, como cidades irmãs. Uma parceria de respeito, que já tem intercâmbio cultural, esportivo e educacional, e que agora quer se consolidar oficialmente. “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”, e essa irmandade deve abrir caminhos para novas oportunidades para nossa gente.
Por fim, a Câmara também analisa o projeto do vereador Professor Galdino da Unimar (Cidadania) para modernizar o nome e as atribuições da Comissão Permanente que cuida da tecnologia, ciência, inovação e mudança social — ampliando sua atuação para acompanhar as demandas do mundo contemporâneo.
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 31.2 aberto, 21 a cabo), YouTube e Facebook oficiais.
JP Jornal O Popular comenta:
Marília está diante de decisões que mexem direto com o dia a dia da população — da educação aos laços internacionais. Não é de hoje que “quem não vê futuro, não planta árvore”, e esses projetos mostram que a cidade quer crescer com pé no chão e olho no horizonte. Fique ligado, participe, e não deixe passar batido: acompanhar as votações é o primeiro passo para cobrar resultados e construir uma Marília melhor para todos.
Quer ficar por dentro de tudo e ainda trocar ideia com a gente? Entre para o canal oficial do JP Jornal O Popular no WhatsApp: 📲 (14) 99797-3003 e venha fazer parte dessa conversa.