Secretaria da Saúde e AMEI se unem para oferecer acolhimento terapêutico e social a pessoas com deficiência a partir dos 6 anos; ações começam via encaminhamento do SIRESP
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, firmou nesta terça-feira (22) uma importante parceria institucional com a AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), com o objetivo de ampliar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, a partir dos seis anos de idade.
O projeto integra o Serviço de Acolhimento Neurodivergente, com foco na promoção da inclusão, reabilitação e desenvolvimento psicossocial por meio de atividades esportivas e corporais com finalidade terapêutica. Os atendimentos serão realizados na sede da AMEI, localizada no bairro Parque São Jorge, e os encaminhamentos deverão ser feitos via SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo).
A articulação da parceria foi realizada durante visita da secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, ao local, onde foi recepcionada pelo gestor da AMEI, Levi Carrion. Durante o encontro, a equipe técnica da Saúde conheceu de perto a estrutura da entidade e alinhou detalhes operacionais para início das atividades.
“Essa parceria reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas de saúde inclusivas. A AMEI é uma referência na cidade e, com esse apoio, ampliaremos o cuidado e o acolhimento às pessoas com TEA, com foco na qualidade de vida, bem-estar e fortalecimento da cidadania”, destacou a secretária Paloma Libanio.
A proposta prevê atendimentos duas vezes por semana, com oficinas em turmas reduzidas de até dez participantes, nos períodos da manhã e da tarde, com duração de 45 minutos por sessão. A equipe multidisciplinar será composta por professor de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, estagiários de áreas correlatas e coordenador técnico.
De acordo com a Secretaria da Saúde Dra. Paloma, os objetivos específicos do projeto incluem o desenvolvimento neuroperceptivo, cognitivo, afetivo, psicomotor e socioemocional dos participantes, além da promoção da autonomia, autoestima e inclusão social. O projeto também contará com apoio e orientação às famílias, incluindo o acesso à rede de proteção e aos direitos das pessoas com deficiência.
“Acreditamos no esporte como instrumento de saúde, desenvolvimento e cidadania. Essa parceria com a Secretaria da Saúde é um marco importante para a cidade e para todos que atuam na causa da inclusão”, ressaltou Levi Carrion, gestor da AMEI.
A AMEI conta com uma estrutura física completa, com piscinas (semiolímpica e infantil), ginásio poliesportivo, academia, salas técnicas, vestiários adaptados e áreas de atendimento social, o que potencializa a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Acompanhe as principais ações da saúde pública e iniciativas de inclusão em Marília pelo canal do JP JORNAL O POPULAR – Marília e Região, no WhatsApp: (14) 99797-3003.
JP JORNAL O POPULAR comenta:
Avanços como esse demonstram que políticas públicas sérias e bem estruturadas podem transformar realidades. Quando saúde e inclusão caminham juntas, quem ganha é toda a sociedade.