Porta a porta em defesa dos bichinhos: agentes farão levantamento inédito sobre animais em Marília

Cidade Últimas Notícias

Ação inédita quer mapear realidade dos lares marilienses para fortalecer políticas públicas de proteção animal

Em Marília, a Prefeitura vai bater de porta em porta — literalmente. No dia 4 de agosto, agentes de endemias visitarão residências em diversos bairros da cidade para aplicar um questionário sobre a presença de animais domésticos e comunitários. O objetivo? Levantar informações valiosas para traçar estratégias mais eficazes e humanizadas na área da saúde e bem-estar animal.

O levantamento, que será conduzido pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, marca uma iniciativa inédita no município. A proposta é simples, mas poderosa: entender como vivem os cães, gatos e demais animais que fazem parte da rotina dos marilienses — sejam eles de estimação, de rua, ou os chamados “animais comunitários”, que recebem cuidados coletivos da vizinhança.

“Quem não é visto, não é lembrado” — e com os animais não pode ser diferente!
Segundo a superintendente de Gestão da Causa Animal, Michele Alves, a participação da população é essencial. “Não é preciso ter medo ou receio. A pesquisa não tem caráter punitivo, apenas quer retratar a realidade de cada bairro. Quanto mais informações corretas os moradores fornecerem, melhor será o planejamento das ações”, reforçou Michele.

Ela ainda destacou que esse é mais um passo dentro de um compromisso maior: o de cuidar dos que não têm voz. “Com o apoio do prefeito Vinicius Camarinha e do secretário Mário Rui, temos conseguido transformar a causa animal em prioridade em Marília. É um passo de cada vez, com responsabilidade e amor.”

Segurança em primeiro lugar
A Prefeitura destaca que todos os agentes estarão devidamente identificados e que as visitas têm caráter apenas informativo e estatístico. Nenhuma ação será tomada individualmente — os dados servirão para embasar futuras políticas públicas.

No mais, como diz o ditado: “Quem cuida dos animais, mostra a grandeza do seu coração.” E agora, com dados nas mãos, o poder público poderá cuidar ainda melhor.

Participe do canal do JP JORNAL O POPULAR Marília e Região no WhatsApp: (14) 99797-3003
Comentário do JP Jornal O Popular:
Iniciativas como essa são o tipo de ação que mostra que uma cidade se mede também pelo cuidado que dedica aos seus animais. Que venha mais respeito, mais políticas públicas e menos abandono. Marília caminha, e quem ama os bichinhos, agradece!

Compartilhar esta notícia agora: