Dizem por aí que “quem planta educação, colhe futuro” — e em Marília, a Prefeitura está semeando direitinho! Nesta semana, mais de 1.550 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram da chamada Avaliação de Monitoramento, aplicada nas 21 EMEFs da rede municipal.
A ação teve início na segunda-feira (30) e seguiu firme até a terça (1), com os pequenos marilienses encarando desafios em Matemática — com 10 situações-problema — e em Língua Portuguesa, com produção de texto e leitura de diferentes gêneros.
Mas antes que alguém diga que é “prova pra passar ou rodar”, é bom deixar claro: a avaliação não tem caráter classificatório. O foco é outro: acompanhar de perto a aprendizagem das crianças, orientar os professores e fortalecer o ensino municipal com base em dados reais e atuais.
Quem explicou direitinho foi a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon:
“A aprendizagem das crianças é uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Educação e estas avaliações nos ajudam a colher dados sobre o desenvolvimento dos alunos da nossa Rede de Ensino, a fim de contribuir para viabilizar ações de acompanhamento do aproveitamento escolar e subsidiar as tomadas de decisões”.
E como dizem os mais antigos, “é melhor prevenir do que remediar”. Com essa iniciativa, a Secretaria aposta num olhar atento, focado na equidade e na melhoria constante — garantindo que nenhum aluno fique pra trás.
JP JORNAL O POPULAR comenta:
Marília está dando exemplo: enquanto muitos falam, a educação municipal age! E o que é feito com cuidado, análise e amor pelas crianças, dá frutos no futuro da cidade. Acompanhar de perto é garantir que a sala de aula seja um trampolim e não um obstáculo.
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Reportagem: JP Jornal O Popular — a voz do povo, com o coração da cidade.