🦟 GUERRA CONTRA O MOSQUITÃO: PREFEITURA TURBINA O COMBATE À DENGUE EM MARÍLIA

Cidade Saúde Últimas Notícias

Como diz o ditado: “água parada não faz bem nem pra planta, imagine pra gente!” Pensando nisso, a Prefeitura de Marília está com a corda toda na luta contra a dengue. E a ordem é clara: não deixar um cantinho sequer pro Aedes aegypti se criar!

A Secretaria Municipal da Saúde acelerou o passo e está batendo cartão até no horário noturno e nos fins de semana. É fumacê pra todo lado, borrifação nas escolas, prédios públicos e mais três mil armadilhas (as EDLs – Estações Disseminadoras de Larvicida) só na zona norte. Tudo isso pra espantar o “mosquitinho do mal” que insiste em rondar a cidade.

FUMACÊ DE SOL A SOL E AGORA TAMBÉM DE NOITE!
A galera do Núcleo de Zoonoses e Controle Vetorial tá firme no batente, com apoio dos agentes comunitários de saúde e supervisores. Na UBS do Alto Cafezal, o “fumacê” está fazendo um verdadeiro rodízio, atendendo a região em ciclos de quatro semanas. A UBS Santa Antonieta já está na reta final do tratamento com a nuvem salvadora de inseticida.

Além disso, a nebulização costal (mais localizada, feita durante o dia) tem mirado lugares de grande circulação, como escolas e unidades de saúde. O bairro Alto Cafezal será o próximo da fila.

LOCAIS PÚBLICOS NA MIRA DO BR AEDES
A borrifação de inseticida residual – chamada de BR Aedes – já deu as caras no Ganha Tempo, Procon, Emei Bem Te Vi e no polo central de atendimento à dengue. E vem mais por aí: o Poupatempo, o DRS IX e unidades da Famema estão na agenda das próximas ações.

SÁBADO É DIA DE LIMPAR QUINTAL!
Neste sábado, ninguém fica parado! Duas frentes de trabalho estarão nas ruas: uma para caçar criadouros e outra para bloquear a ação do mosquito nas áreas já mapeadas. E como diz o povo: “melhor prevenir do que remediar”, né?

A secretária da Saúde, Paloma Libanio, reforçou o pedido: “Agradeço o empenho de todos os profissionais e peço que a população faça sua parte. Deixem os agentes entrarem nas casas e façam uma vistoria semanal nos quintais. Cada um cuidando do seu pedaço, a gente vence essa guerra.”

FICA A DICA DO JP – JORNAL O POPULAR
Mosquito não escolhe CEP, mas quem escolhe se ele vai pro beleléu é você! Não dá pra brincar com dengue: todo prato com água, cada tampinha esquecida, pode virar berçário do Aedes. O povo de Marília já mostrou que é forte – agora é só juntar forças com os agentes de saúde e manter o quintal limpinho. Afinal, “quem cuida, não deixa o perigo fazer ninho”.

📲 Participe do canal do JP JORNAL O POPULAR Marília e Região no WhatsApp: (14) 99797-3003 e fique por dentro de tudo que rola na cidade!

Compartilhar esta notícia agora: