Na corrida contra o câncer, uma pesquisa fresquinha da Universidade de Geórgia traz uma boa notícia para quem aposta em uma dieta saudável: o consumo de ômega-3 e ômega-6, presentes em peixes e nozes, pode ajudar a evitar o desenvolvimento da doença. Conhecidos como “gorduras do bem”, esses ácidos graxos mostraram um efeito preventivo impressionante em vários tipos de câncer, especialmente para as mulheres.
O estudo, que analisou dados de mais de 250 mil pessoas, observou que participantes com níveis elevados desses ácidos graxos tinham menores chances de desenvolver cânceres como os de cólon, estômago e pulmão. E, como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Quando o ômega-6 também entra em cena, a prevenção atinge até o cérebro e a pele, com menor incidência de tumores como melanoma maligno e câncer na bexiga.
Apesar dos bons resultados, é preciso cautela na hora de consumir suplementos. O ômega-3 em excesso pode, segundo o estudo, aumentar levemente o risco de câncer de próstata em homens. Para as mulheres, no entanto, os pesquisadores recomendam de olhos fechados: adicionar mais ômega-3 na alimentação parece ser uma boa aposta.
E onde encontrar essas “gorduras saudáveis”? O caminho é simples e saboroso: aposte em peixes como salmão, sardinha e atum, além de incluir nozes e óleos vegetais, como o óleo de canola. Mas lembre-se, uma boa alimentação é como um tijolo a mais na construção da saúde – e vale a pena investir.
“E, como o JP Jornal O Popular sempre afirma, investir em saúde é colher longevidade.”