Em Ibitinga (SP), uma cena inusitada parou o bairro Canaã na noite de terça-feira (29). Um morador registrou o momento em que uma sucuri de cerca de três metros decidiu “dar uma voltinha” e atravessar uma rua próxima à faixa de pedestres. O vídeo foi compartilhado com o Corpo de Bombeiros, que informou não ser necessário ir ao local, mas o episódio foi suficiente para levantar um alerta sobre a presença desses animais nas áreas próximas a matas e lagoas.
Nas imagens, a cobra desliza lentamente pelo asfalto, levando cerca de dois minutos para completar a travessia da rua, que possui sete metros de largura. “A sucuri estava no sossego dela, provavelmente saindo de uma lagoa e indo para a mata ali perto. Ela não estava com pressa e parecia apenas fazer o seu caminho”, comentou o morador que gravou o vídeo.
O Corpo de Bombeiros, ao ser questionado, reforçou que áreas com vegetação, arbustos e igarapés, como é o caso de várias regiões de Ibitinga, são habitats naturais para animais peçonhentos. E, com a chegada do calor, é ainda mais comum que eles procurem locais para se refrescar. Segundo a corporação, uma sucuri, se ameaçada, pode atacar para se defender, enrolando-se em sua “presa” para esmagá-la e, se tiver água por perto, afogar a vítima.
“Cobra que não quer briga, só atravessa a rua e segue a vida”, disse um bombeiro local, pedindo para que a população respeite esses animais, mantendo-se a uma distância segura. A orientação dos bombeiros é clara: ao encontrar uma sucuri ou qualquer outro animal peçonhento em áreas residenciais, mantenha-se longe, não tente matar o animal e acione o 193 imediatamente.
JP Jornal O Popular: Um encontro inesperado com a natureza pede cautela e respeito.