Uma tragédia marcou o bairro Parque Paulista, em Bauru, na tarde de sexta-feira (11). Durante uma forte tempestade, um homem, uma mulher e seu filho de 6 anos perderam a vida após o desabamento de um muro. O homem, cuja identidade ainda não foi revelada, ajudava a mãe, Joice Nascimento dos Santos, de 33 anos, e seu filho, Luiz Otávio dos Santos Gonçalves, a carregar sacolas de compras quando tudo aconteceu.
Segundo moradores, o homem era conhecido na região por sua gentileza e por estar sempre acompanhado de seu fiel cachorro, que também morreu no acidente. Vitória Martinez, moradora do bairro, contou que o viu pela última vez enquanto ajudava Joice com as sacolas. “Ele era muito bom com todos por aqui, sempre prestativo. Era comum vê-lo ajudando os vizinhos, e acredito que Joice tenha pedido ajuda a ele naquele momento. Foi uma cena muito triste, estávamos todos impotentes”, relatou Vitória emocionada.
Câmeras de segurança de uma casa próxima registraram o momento do acidente. As imagens mostram as vítimas tentando se abrigar da chuva ao lado do muro, até que a estrutura cede, desmoronando sobre eles. Orivaldo Mariano, eletricista e morador da casa onde a câmera está instalada, foi um dos primeiros a tentar socorrer as vítimas. “Corremos para tentar ajudar, mesmo com a chuva forte. Pedimos auxílio aos vizinhos para remover os escombros, mas, infelizmente, quando o Samu chegou, já não havia mais o que fazer”, lamentou Orivaldo.
Moradores afirmam que o portão do local já havia sido arrancado por ventos fortes em 2023, mas o muro foi aumentado em 1,5 metros desde então. Contudo, isso não evitou a fatalidade. “No ano passado, o portão voou para perto da minha casa, mas não houve vítimas. Desta vez, infelizmente, o muro não resistiu”, comentou Orivaldo.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet) registrou ventos de até 52 km/h e 24,6 mm de chuva durante a tempestade que causou o desabamento. A rua onde o acidente aconteceu ficou interditada durante toda a madrugada, com equipes da Prefeitura trabalhando na remoção dos destroços.
Os corpos de Joice e seu filho Luiz Otávio foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) e velados na Funerária Municipal. O sepultamento aconteceu no Cemitério do Jardim Redentor no final da tarde de sábado (12).
“JP Jornal O Popular: Sempre ao lado da notícia, sempre ao lado de você.”