Acadêmicos de Ciência da Computação da Unimar conquistam bolsas nacionais com projetos inovadores
Os estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade de Marília (Unimar) estão chamando atenção em nível nacional. Três alunos conquistaram bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio de projetos que prometem revolucionar a área de Tecnologia da Informação (TI). Dois deles garantiram bolsas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), e um no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Para o coordenador dos cursos de TI da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, essas conquistas reforçam o papel da universidade como referência em pesquisa científica. “Esses projetos são de extrema relevância para o avanço do conhecimento e a aplicação de tecnologias inovadoras em diversos setores”, comenta ele, orgulhoso da conquista dos acadêmicos.
Entre os projetos contemplados, destaca-se o da aluna Leticia Alves de Pontes, que conquistou a bolsa PIBIT com o estudo sobre “Computadores em uma Única Placa”. Sob a orientação do Prof. Dr. Cesar Giacomini Penteado, Leticia está investigando o uso de computadores de placa única, como o Raspberry Pi, que pode trazer soluções tecnológicas inovadoras e acessíveis. Essa é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos, especialmente pela sua versatilidade em diversas aplicações.
Outro projeto que se destacou foi o de Murilo Silva Rego, que também garantiu uma bolsa PIBIT com o estudo dos microcontroladores ESP32 e ESP32-CAM. O objetivo é explorar as possibilidades desses dispositivos de baixo custo, que têm aplicações amplas, especialmente na Internet das Coisas (IoT). Ele também está sob a orientação do Prof. Dr. Cesar Penteado e promete trazer inovações para as indústrias.
Já na área de pesquisa científica, o estudante João Pedro Fusco conquistou a bolsa PIBIC com o projeto “Large Language Model no Ambiente Industrial”, que investiga como modelos de linguagem, semelhantes ao ChatGPT, podem otimizar processos industriais e facilitar o gerenciamento de informações. Sob a orientação do Prof. Dr. Caio Coneglian, o trabalho de João Pedro promete trazer grandes avanços para a automatização no setor industrial.
O sucesso desses acadêmicos reflete a dedicação e qualidade do ensino na Unimar. A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da universidade, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, ressaltou a importância das bolsas. “Isso mostra o compromisso dos nossos alunos e professores com a inovação e o desenvolvimento de soluções que beneficiam tanto a comunidade quanto a indústria”, comentou.
A Unimar, com seus cursos de Tecnologia da Informação, se destaca não apenas pela excelência do corpo docente, mas também pela infraestrutura de ponta, garantindo que os alunos tenham uma formação sólida e estejam preparados para os desafios do futuro. E com essas conquistas, os estudantes provam que a pesquisa científica transforma a realidade.
JP Jornal O Popular: Valorizando a pesquisa, transformando o futuro.