CRIME NA POLÍTICA: Garcia da Hadassa Processa Daniel Alonso por Calúnia e Difamação no Período Eleitoral
O empresário Garcia da Hadassa abriu processos contra Prefeito Daniel Alonso por calúnia e difamação, com ações instauradas tanto no âmbito cível quanto criminal. As denúncias surgiram após a divulgação de um vídeo durante a campanha eleitoral, no qual Alonso teria proferido graves acusações que feriram a reputação de Garcia, então candidato à Prefeitura de Marília.
Garcia concorreu diretamente contra Ricardinho Mustafá, candidato apoiado pela situação, da qual Alonso fazia parte. No último domingo, dia 6, Vinícius Camarinha foi eleito, mas as ações de difamação contra Garcia não passaram despercebidas. Em um vídeo destinado aos servidores públicos, Alonso declarou que Camarinha havia sido “um péssimo gestor quando prefeito”. Ele ainda se referiu a Garcia de forma pejorativa, sem citar seu nome diretamente, ao chamá-lo de “aventureiro, picareta, 171, paraquedista e uma grande ameaça”.
As declarações de Alonso, claramente voltadas para desqualificar Garcia, foram vistas pela equipe jurídica do empresário como uma tentativa de manipulação do eleitorado. O corpo jurídico de Garcia argumenta que as falas infundadas de Alonso geraram impacto negativo na campanha, acarretando em perda de votos e danos à imagem do candidato. Por isso, os processos movidos contra o ex-prefeito visam tanto a responsabilização criminal quanto uma possível reparação financeira por meio da esfera cível.
Em política, como diz o ditado, “quem planta vento, colhe tempestade”. O resultado dessa disputa jurídica ainda será decidido, mas o estrago à imagem de ambos os lados já está feito.
JP Jornal O Popular: O jornal que informa com credibilidade.