Triunfo Transbrasiliana recicla 7,5 mil bitucas na BR-153/SP e mostra que “de grão em grão, a galinha enche o papo” na luta contra o cigarro

Cidade Região Últimas Notícias

Um exemplo de queimar o problema pela raiz: Reciclagem de bitucas na BR-153/SP evita danos ao meio ambiente e reforça compromisso com a sustentabilidade

Ontem, quinta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pela BR-153/SP, lançou um alerta importante: o cigarro não só é um inimigo mortal da saúde, mas também um grande vilão ambiental. Com mais de 8 milhões de mortes anuais associadas ao tabagismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro tem um impacto devastador que vai além dos pulmões, contaminando solos, lençóis freáticos e até causando incêndios, especialmente durante a seca.

Para enfrentar esse problema de frente, a Triunfo Transbrasiliana não tem deixado as bitucas de lado. Desde 2021, a concessionária instalou bituqueiras em suas sete Bases de Atendimento aos Usuários ao longo da rodovia, incentivando os motoristas a descartarem corretamente as bitucas de cigarro. O resultado tem sido expressivo: só no primeiro semestre de 2024, mais de 7.500 bitucas foram recolhidas, evitando que esses resíduos tóxicos fossem parar nas margens da BR-153/SP.

As bitucas recolhidas não são apenas jogadas no lixo. Elas passam por um processo de reciclagem que as transforma em artesanato, papel e outros itens. Cada filtro, que por si só pode conter mais de 4.700 substâncias nocivas à saúde, é tratado de forma a minimizar os danos ao meio ambiente. Desde a instalação das bituqueiras, mais de 35 mil filtros foram coletados, e 25 mil litros de água deixaram de ser contaminados – uma prova de que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”

Além das bituqueiras, a concessionária oferece sacolinhas de câmbio e lixeiras de coleta seletiva para os motoristas, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e alinhando suas ações aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em especial, a iniciativa contribui para o ODS 12.5, que visa reduzir substancialmente a geração de resíduos até 2030.

A Triunfo Transbrasiliana, que administra 321,6 km da BR-153, tem mostrado que, quando se trata de proteger o meio ambiente, é possível “matar dois coelhos com uma cajadada só”: cuidar da saúde pública e preservar a natureza. E como diz o velho ditado, “é melhor prevenir do que remediar.” Com iniciativas como essa, a concessionária não só cuida da rodovia, mas também do futuro de todos nós.

Compartilhar esta notícia agora: