Na manhã do dia 19, os policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9BPM/I) foram acionados via COPOM para atender uma ocorrência de furto em andamento na cidade de Tupã. A ação, digna de cenas de filme de ação, começou na Rua Cherentes, onde o suspeito, ao perceber a presença das viaturas, tentou escapar da polícia de forma inusitada: largou um compressor de ar portátil e uma sacola, e iniciou uma fuga pelas alturas, subindo pelos telhados e pulando muros.
Os policiais, no entanto, não se deram por vencidos e iniciaram um cerco. A perseguição seguiu até a Rua Piratinins, onde a população começou a gritar pedindo ajuda, indicando a direção para onde o suspeito havia fugido. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o indivíduo detido pelos próprios moradores, no fundo de uma residência, já dentro da cozinha ao lado de uma geladeira.
Apesar da busca pessoal não ter revelado nenhum item ilícito, o histórico do indivíduo não o favorecia: ele já era conhecido das autoridades por diversas passagens pelo crime de furto. Sem escapatória, ele recebeu voz de prisão no local.
A res furtiva – termo usado para descrever os itens roubados – foi recuperada e, junto com o detido e a vítima, encaminhada à Central de Polícia Judiciária de Tupã. O delegado de plantão ratificou a prisão, e o “aventureiro dos telhados” agora está à disposição da justiça.
A ação rápida e eficaz dos policiais, aliada à colaboração dos moradores, garantiu que mais um criminoso fosse retirado das ruas, trazendo mais segurança à comunidade de Tupã.