Semana Mundial da Amamentação: Por que amamentar é tão importante?

Cidade Últimas Notícias

O mês de agosto inicia relembrando a todos sobre a importância da amamentação para os bebês. Considerado um alimento de ouro, o leite materno possui inúmeros benefícios para a saúde e o desenvolvimento de uma criança.

O ato de amamentar desempenha um papel crucial tanto para o recém-nascido quanto para a mãe, oferecendo benefícios físicos, emocionais e imunológicos que dificilmente podem ser replicados por fórmulas artificiais.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a amamentação seja exclusiva durante os primeiros seis meses de vida do bebê. Após esse período, os pais devem introduzir alimentos complementares adequados, continuando a amamentação até os dois anos de idade ou mais.

A Unimed Marília reuniu os principais benefícios e curiosidades sobre este assunto que está em destaque nesta Semana Mundial da Amamentação.

Benefícios para o bebê

  • Alimento de ouro: o leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê nos primeiros seis meses de vida. É uma nutrição completa com proteínas, gorduras, vitaminas e carboidratos.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: além de tudo, ele é rico em anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra doenças e infecções. Você sabia que crianças amamentadas têm menor risco de desenvolver doenças respiratórias e infecções?
  • Desenvolvimento cognitivo: estudos sugerem que a amamentação pode estar associada a um melhor desenvolvimento cognitivo, possivelmente devido aos nutrientes completos encontrados no leite materno.
  • Vínculo afetivo: a amamentação promove um vínculo estreito entre mãe e filho, o que contribui para o desenvolvimento emocional do bebê.

Benefícios para a mãe

  • Recuperação pós-parto: a liberação do hormônio oxitocina durante a amamentação ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal mais rapidamente e reduz o sangramento pós-parto.
  • Risco menor de doenças: mulheres que amamentam têm menor risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, bem como menor incidência de diabetes tipo 2.
  • Perda de peso pós-parto: a amamentação ajuda a queimar calorias extras, facilitando a perda de peso após o parto.

Portanto, amamentar é um ato de amor e cuidado. É uma prática natural que deve ser incentivada e apoiada, garantindo que todas as mães tenham as condições necessárias para amamentar de forma correta e confortável.

Programa de Orientação para Gestante do Espaço Viver Bem da Unimed Marília

E para as novas mamães que vão embarcar nessa jornada de amor e carinho, a Unimed Marília disponibiliza para seus beneficiários, sem custos adicionais, o Programa de Orientação para Gestante.

O objetivo deste programa é acolher e levar informações não apenas para as futuras mães, mas também à sua rede de apoio. Através de um olhar integral para a família, uma equipe multidisciplinar orienta sobre os principais aspectos da gestação, nascimento, puerpério e amamentação, esclarece dúvidas e contribui para uma experiência positiva neste período.

Para informações e inscrições:
https://www.unimed.coop.br/site/web/marilia/programa-para-gestantes

Espaço Viver Bem Unimed Marília

Telefone de contato: (14) 2405-8191

Endereço: R. Coronel José Bráz, 1087 – Senador Salgado Filho – Marília/SP

Compartilhar esta notícia agora: