Na última segunda-feira (8), em uma operação conjunta da Polícia Civil e Polícia Federal, um médico que fazia residência em um hospital de Garça (SP) foi detido. A ação faz parte da Operação Extramuros, que visa desarticular um grupo criminoso sediado em Fortaleza (CE). A prisão de Ronny Souza, divulgada nesta quarta-feira (10), ocorreu por suspeita de envolvimento em atividades ilícitas relacionadas à lavagem de dinheiro.
O médico é investigado por supostamente utilizar uma empresa fictícia para facilitar a lavagem de dinheiro em benefício do grupo criminoso. O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil de Garça, em cooperação com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará.
Ronny Souza foi detido em sua residência, onde as autoridades não encontraram cinco veículos registrados em seu nome, conforme apontam as investigações. Além disso, outro médico suspeito de associação com o grupo foi preso no Paraná.
De acordo com informações da Polícia Federal, foram identificadas movimentações financeiras que ultrapassam os R$ 30 milhões nas contas dos investigados. A operação resultou no cumprimento de 13 mandados de prisão e na busca de 44 endereços distribuídos em nove estados.
O médico detido foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Álvaro de Carvalho para as devidas providências legais.