Marília registra primeira morte por meningite em 2024: Prefeitura alerta para prevenção

Cidade Últimas Notícias

Marília registra primeira morte por meningite do ano: vítima é um idoso de 58 anos

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Marília (SP) confirmou o primeiro óbito por meningite meningocócica em 2024. A vítima, um homem de 58 anos com histórico de hipertensão arterial, foi internada em 8 de janeiro do mesmo ano e teve o óbito confirmado no dia seguinte. A morte foi oficialmente confirmada após avaliação laboratorial do Instituto Adolfo Lutz.

A administração municipal informou que, ao identificar a internação do paciente com suspeita da doença, foi realizado um bloqueio envolvendo toda a família, com oferta de medicamentos para todos os que tiveram contato com o paciente.

Este é o primeiro caso fatal de meningite registrado na cidade neste ano. Em 2023, Marília registrou três óbitos pela doença. As unidades de saúde da região oferecem vacinas que previnem a maioria dos tipos de meningite, incluindo a pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica C e meningo ACWY.

A meningite é uma infecção das meninges, as membranas que cobrem o cérebro. Existem três tipos principais: bacteriana, fúngica e viral. Os primeiros sintomas podem ser confundidos com os da gripe e incluem febre alta, dor de cabeça, dor no pescoço, mal-estar, vômitos, entre outros. A doença pode levar a complicações graves e requer tratamento imediato para evitar danos cerebrais permanentes ou até mesmo morte.

Compartilhar esta notícia agora: