Além de configurar uma infração média de trânsito, sujeita a multa e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH, o ato de jogar lixo na rodovia pode acarretar consequências graves, tanto para o próprio condutor quanto para o meio ambiente. Os resíduos podem obstruir os sistemas de escoamento da água, atrair animais para as margens da pista, provocando acidentes, e servir de criadouros para o mosquito da dengue. Além disso, objetos jogados pela janela podem comprometer a visão do condutor, podendo resultar em colisões no para-brisa do veículo.
Apenas no ano passado, mais de 103 toneladas de resíduos – recicláveis e não-recicláveis – foram recolhidas e devidamente destinadas pela Concessionária. Dentre os itens encontrados ao longo da BR-153/SP e nas sete Bases de Serviços Operacionais (BSOs), destacam-se: garrafas pet, pneus usados, latas de alumínio, papel, papelão, bitucas de cigarro e resíduos orgânicos (restos de comida).
Visando conscientizar os motoristas sobre a importância do descarte adequado de resíduos, a Concessionária disponibiliza, nas sete BSOs ao longo do trecho, sacolinhas de câmbio gratuitas para o armazenamento de lixo durante as viagens. Além disso, foram instaladas lixeiras de coleta seletiva para o descarte correto de resíduos, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a segurança viária.