Desenrola do Fies: Mais de 196 mil estudantes já foram beneficiados com descontos de até 99% nas dívidas

Brasil Últimas Notícias

O programa oferece oportunidades de abatimento no valor consolidado da dívida e até 100% nos juros. Saiba como solicitar e garantir os benefícios.

O programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), denominado Desenrola, já beneficiou mais de 196,7 mil brasileiros que estavam inadimplentes. Lançado em novembro de 2023, o programa visa quitar cerca de R$ 54 bilhões em dívidas, tendo devolvido até o momento R$ 382 milhões aos cofres públicos.

As renegociações possibilitam descontos que podem alcançar até 99% no valor consolidado da dívida e 100% nos juros. As solicitações devem ser feitas virtualmente até 31 de maio junto ao agente financeiro responsável pelo contrato. O programa também contempla adimplentes.

De acordo com as regras estabelecidas, estudantes com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 podem liquidar as dívidas conforme as seguintes condições:

  • Débitos vencidos há mais de 90 dias: desconto de 100% sobre encargos (juros e multas) e 12% sobre o valor principal para pagamento à vista, ou parcelamento em até 150 vezes com desconto integral dos juros e multas.
  • Débitos vencidos há mais de 360 dias: desconto de 77% no valor consolidado da dívida mediante liquidação integral do saldo devedor.
  • Débitos vencidos há mais de 360 dias, inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: desconto de 92% na dívida mediante a liquidação integral do saldo devedor.
  • Débitos vencidos há mais de 360 dias, inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com a última prestação prevista em contrato atrasada por mais de cinco anos: desconto de 99% na dívida mediante a liquidação integral do saldo devedor.

Para estudantes adimplentes, é concedido um desconto de 12% no valor consolidado da dívida, inclusive principal, para pagamento à vista.

O Fies, programa que financia parte das mensalidades em universidades privadas, tem a expectativa de beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas por meio do programa de renegociação de dívidas.

Compartilhar esta notícia agora: