Nesta quarta-feira (17), uma operação liderada pela Polícia Civil de Cândido Mota (SP), com o apoio da Delegacia Seccional de Assis e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de praticar o “golpe dos nudes” em Porto Alegre (RS).
A investigação teve início quando um agricultor de Cândido Mota (SP) registrou uma ocorrência, alegando ter sido vítima do golpe e sofrido um prejuízo patrimonial estimado em cerca de R$ 400 mil.
Segundo a polícia, o grupo se fazia passar por mulheres nas redes sociais para atrair homens com recursos financeiros. Após isso, supostos familiares e falsas autoridades do Rio Grande do Sul entravam em contato com a vítima, informando que as mulheres eram menores de idade e exigiam dinheiro para evitar denúncias. O delegado responsável pela investigação, João Fernando Pauka Rodrigues, afirmou que a organização criminosa, sediada em Porto Alegre (RS), movimentou mais de R$ 2 milhões em um curto período.
Até o momento, foram identificados 14 membros do grupo e 20 vítimas em diversos estados brasileiros, com destaque para Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
Como parte das ações, a Polícia Civil bloqueou os bens e valores dos suspeitos visando reparar os danos causados às vítimas. Ao término do inquérito, os investigados serão indiciados por crimes que incluem organização criminosa, extorsão, falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro.