Durante todo o mês de janeiro, a Prefeitura de Marília (SP) está realizando uma campanha de conscientização sobre a hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos de Saúde da Família. Esta iniciativa faz parte da programação do Janeiro Roxo, visando destacar a importância do combate e da identificação precoce dessa doença.
A campanha inclui a realização de atividades de busca ativa em todas as unidades, centradas principalmente na aplicação de um questionário simplificado com 14 perguntas. Essa abordagem tem como objetivo auxiliar tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde na identificação precoce da suspeita da hanseníase.
O horário de atendimento nas UBSs da cidade é das 7h às 18h, e os interessados podem encontrar os endereços e telefones de contato neste link.
A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, sendo transmissível e afetando principalmente a pele e os nervos periféricos, como mãos e pés. A transmissão ocorre por vias respiratórias, durante o convívio prolongado com o doente não tratado. É importante ressaltar que o tratamento medicamentoso inicia o processo de não transmissão da doença para familiares após um período, mesmo que longo, entre o contágio e o surgimento dos sintomas.