A produção de petróleo no Brasil registrou um aumento expressivo de 18,8% em novembro, atingindo um recorde de 3,678 milhões de barris por dia (bpd), de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quinta-feira.
Essa marca superou o recorde anterior de setembro, que era de 3,672 milhões de bpd, e representou um acréscimo de 3,8% em relação à produção de outubro. O crescimento significativo foi impulsionado pelo desenvolvimento de áreas estratégicas do pré-sal, resultando também em um volume histórico de produção de gás no mesmo período.
Os recordes são atribuídos ao crescimento da produção ao longo do terceiro trimestre, especialmente das plataformas Almirante Barroso, no campo de Búzios, e P-71, no campo de Itapu, ambos no pré-sal da Bacia de Santos. Além disso, as unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, operando nos campos de Marlim e Voador na Bacia de Campos, contribuíram para esse desempenho excepcional.
A Petrobras, como a principal concessionária, alcançou uma produção total de 2,365 milhões de bpd em novembro, registrando um aumento de 15,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A Shell, segunda maior produtora, apresentou uma produção de 395.829 bpd, um aumento de 11,4%, enquanto a TotalEnergies, terceira maior produtora, registrou um avanço de 15,8%, totalizando 148.984 bpd no mesmo período.
A produção de gás natural também atingiu um recorde em novembro, totalizando 162,12 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), representando um aumento de 15,5% em comparação com novembro de 2022 e um acréscimo de 6,3% em relação a outubro.
Considerando a produção combinada de petróleo e gás, o Brasil atingiu um novo recorde de 4,698 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em novembro, superando a marca anterior de setembro. Destaca-se que 76,3% dessa produção total, equivalente a 3,585 milhões de boe/d, foi proveniente do pré-sal, representando um aumento de 20,9% em relação a novembro de 2022 e 4,2% em comparação com outubro. A produção do pré-sal incluiu 2,825 milhões de bpd de petróleo e 120,83 milhões de m³/d de gás natural, provenientes de 150 poços.