O vereador Dr. Elio Ajeka (PP) apresentou um requerimento ao Prefeito Municipal, Sr. Daniel Alonso, e ao Secretário Municipal da Saúde, Sr. Osvaldo Ferioli Pereira solicitiando intervenções imprescindíveis na saúde pública do município. O documento destaca a urgência na realização de reformas na Unidade Básica de Saúde (UBS) ‘Santa Antonieta’, com ênfase na área de saúde bucal.
A UBS ‘Santa Antonieta’ enfrenta demandas prementes de adequação e reparos, como o sistema de ar condicionado inoperante em uma das salas de atendimento odontológico. A falta de refrigeração impede a utilização do espaço devido às condições de calor. O requerimento busca soluções imediatas para esses problemas, visando garantir o conforto dos pacientes e a eficiência dos serviços prestados.
Outra questão abordada no requerimento é a necessidade de avaliação e instalação de equipamentos de radiografia (RX) na UBS. Atualmente, a ausência desses equipamentos resulta em considerável demora nos atendimentos, principalmente no caso de RX Panorâmico, cuja fila de espera chega a alcançar em média 90 dias. A proposta visa otimizar o fluxo de atendimentos e reduzir significativamente o tempo de espera dos pacientes.
O vereador também solicitou a avaliação da viabilidade de disponibilizar telefones corporativos/institucionais para as Unidades Básicas de Saúde. Essa medida visa proporcionar aos funcionários um meio de comunicação dedicado, eliminando a necessidade de utilizarem seus aparelhos pessoais, garantindo, assim, a segurança e privacidade dos colaboradores.
Além disso, o requerimento destaca a importância da manutenção de infraestrutura básica na UBS, como reparos nas pias da cozinha e do banheiro feminino, que atualmente se encontram danificadas. Essa melhoria é essencial para as condições de trabalho dos funcionários, evitando desconfortos e garantindo ambientes adequados para as atividades diárias.
Outra demanda urgente é a necessidade de reparos na sala de atendimento ginecológico, que, em períodos de chuva, fica alagada, comprometendo a utilização do espaço. “Essa situação precisa ser corrigida imediatamente para preservar a integridade do local e garantir a continuidade dos serviços oferecidos”, disse Ajeka.
“Gostaria de reforçar o meu comprometimento com a qualidade dos serviços de saúde em Marília, por isso fiz esse requerimento. Agora aguardo uma resposta efetiva por parte das autoridades competentes para atender às demandas apresentadas no documento. A saúde dos munícipes é uma prioridade e as melhorias propostas visam proporcionar um atendimento mais eficaz e humanizado na UBS ‘Santa Antonieta’”, completou o vereador Dr. Elio Ajeka.