Após uma semana de temperaturas acima da média, a onda de calor está prevista para atingir seu ápice nesta quinta-feira (16), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória devem registrar as temperaturas mais elevadas do ano, variando entre 36°C e 42°C. Confira abaixo as previsões específicas para cada cidade.
De acordo com o Inmet, 15 estados e o Distrito Federal permanecem em alerta de “grande perigo” devido às altas temperaturas, com o aviso meteorológico estendendo-se até a próxima sexta-feira (17).
🌡️ As altas temperaturas observadas nos últimos dias são resultado da quarta onda de calor deste ano no Brasil. Apesar de ser um fenômeno comum na primavera, desta vez, o evento é intensificado por um El Niño robusto e pelos impactos do aquecimento global.
O pico da onda de calor ocorre quando o fenômeno atinge sua máxima abrangência, afetando o maior número de estados com a presença da massa de ar seco. Durante esse período, também são registradas as temperaturas mais elevadas.
Maria Clara Sassaki, meteorologista do Climatempo, explica que, após o pico da onda, as temperaturas começam a diminuir gradualmente. “As temperaturas devem começar a baixar pelo estado de São Paulo e, até o início da próxima semana, amenizar no restante do Brasil”, prevê Sassaki.
A meteorologista ainda adverte sobre tempestades previstas para sexta e sábado, especialmente no Sudeste e na região do Paraná. As previsões indicam a formação de uma forte área de instabilidade associada a uma frente fria.
Em Marília a temperatura deve chegar a 38°C nesta quinta-feira, com pancadas de chuva durante a tarde. Já na sexta-feira a temperatura chega a 39°C.
O alívio começa a vir no sábado quando a máxima deve cair para 36°C, e no domingo uma mudança brusca na temperatura, tendo a máxima de 27°C. Deve haver pancadas de chuva durante todo o final de semana.