A Prefeitura de Marília (SP) confirmou, no final da tarde desta terça-feira (31), a primeira morte por febre maculosa registrada neste ano no município. A vítima, cujos detalhes não foram divulgados, foi diagnosticada com a doença transmitida pelo carrapato-estrela.
Até o momento, a cidade registrou seis casos suspeitos da doença, todos localizados no Distrito de Avencas. Entre essas notificações, um caso foi descartado, três estão aguardando análise e outro foi confirmado. É importante ressaltar que o primeiro paciente confirmado com febre maculosa neste ano se recuperou da doença.
A confirmação do diagnóstico foi realizada por meio de testagem no Instituto Adolfo Lutz. A Prefeitura destacou que todas as ações de controle estão em andamento, tanto no Distrito de Avencas quanto no município como um todo.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de carrapatos-estrela. Ela não é transmitida de pessoa para pessoa, e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Existem duas espécies da bactéria causadora da doença no estado.
Os sintomas da febre maculosa incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, e paralisia dos membros que pode levar à paragem respiratória.
Para prevenir a doença, é recomendado o uso de roupas claras e calças compridas, assim como passar um elástico na calça. Em áreas de risco, é importante fazer uma busca por carrapatos e removê-los imediatamente do corpo.