No último dia 28 de setembro, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) participou da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, um evento fundamental para a promoção da inclusão e igualdade em Marília. O evento, com o tema “Construindo um Brasil mais inclusivo”, ocorreu no anfiteatro da reitoria da Universidade de Marília (Unimar), das 8h às 12 horas.
A conferência, organizada pela Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades, famílias e pessoas com deficiência. O evento teve como objetivo principal criar um espaço democrático e inclusivo, onde todos puderam participar, propondo e analisando propostas relacionadas à inclusão, acessibilidade e combate ao preconceito e capacitismo.
Para o vereador Dr. Elio Ajeka, a inclusão é uma das bandeiras centrais de seu mandato e ele relatou em seu discurso na abertura do evento se sentir honrado em fazer parte desse importante momento. Em sua participação, o vereador destacou a importância de políticas públicas inclusivas e elogiou o trabalho da Secretária Municipal de Direitos Humanos, Wânia Lombardi, e da Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Castro, na promoção dessas iniciativas.
“Quero destacar aqui a incrível dedicação da Secretária de Direitos Humanos, Wânia Lombardi, e da Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Castro. O trabalho que vocês têm realizado em prol da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência é notável. Estamos avançando significativamente, graças ao comprometimento de pessoas como vocês. A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é mais uma prova do nosso empenho em tornar Marília um lugar mais inclusivo e justo para todos. Parabéns pelo trabalho incansável!”, falou o vereador;
O evento também contou com a presença do secretário de Estado da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e da vice-presidente do Conselho Estadual Para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), Ariani Sá Queiroz, que são referências no Brasil quando se trata de inclusão.
“Representantes de importantes entidades, como a Amei, Apae, Anjos Guerreiros, AADEF, Associação dos Ostomizados e Adevimari, também estiveram presentes na conferência, demonstrando o comprometimento da comunidade de Marília com a causa da inclusão”, disse Ajeka.
O vereador Dr. Elio Ajeka reforçou, também, seu compromisso contínuo com a promoção da inclusão e igualdade em Marília e agradeceu a todos os envolvidos na Conferência por seu trabalho na busca por uma sociedade mais justa e acessível para todos.