A prefeitura de Marília (SP) anunciou na última sexta-feira (6) um caso positivo de febre maculosa na zona rural do distrito de Avencas. Além disso, há outros três casos suspeitos da doença sendo investigados.
De acordo com as autoridades municipais, a pessoa com diagnóstico confirmado apresentou sintomas em junho deste ano, mas o resultado do exame foi divulgado somente na última sexta-feira. Felizmente, não há risco de morte associado a esse caso.
Entre os casos suspeitos, lamentavelmente, dois pacientes já vieram a óbito. Até o momento, não foram descartadas a possibilidade de ocorrências de outras enfermidades, como dengue, leishmaniose e leptospirose.
O município ressalta que equipes de órgãos públicos têm trabalhado arduamente no distrito para identificar situações de risco relacionadas a essas doenças, uma vez que os sintomas delas podem se assemelhar.
Essa inspeção abrange a avaliação de cães que apresentem sintomas e a identificação de focos de infestação de carrapatos, que são vetores de transmissão da febre maculosa. A população está sendo orientada a adotar medidas preventivas.
Na próxima terça-feira (10), médicos veterinários, juntamente com equipes da vigilância ambiental e da antiga Sucen, realizarão uma varredura nas margens dos dois rios que circundam o distrito: os córregos da Prata e do Pombo, conforme informado pela prefeitura.
A rede básica de saúde emitiu um comunicado de alerta direcionado a todos os moradores de Avencas, reforçando a importância da vigilância e prevenção diante dessa situação de saúde pública.