O vereador Evandro Galete, em requerimento de número 1686/2023, solicitou ao Daem (Departamento de Águas e Esgoto de Marília) esclarecimentos sobre o atual estado, manutenções e providências adotadas em relação às fontes de água em Marília.
De acordo com Galete, ele tem recebido diversas reclamações de munícipes a respeito da limpeza e estado de abandono das fontes de água, especialmenye nas localizadas próximo à Glassmar, na Avenida Eugênio Coneglian, no Bairro Distrito Industrial, e a da Macul, na Rua Irineu Lopes de Lima, no Bairro Santa Antoniera.
Ainda de acordo com o vereador a população tem reclamado com frequencia em relação ao abandono da administração municipal em relação a questão da água no município.
“Considerando o hábito que boa parte da população de Marília mantém de buscar água em fontes públics para consumo, há a necessidade de reforma e constante limpeza dessas fontes” disse o vereador.
Ainda de acordo com Galete as fontes não são abastecidas por minas de água, suas torneiras são ligadas à rede de distribuição comum ou poços profundos e, independente de sua origem, a água deve estar tratada e própria para o consumo.