Nesta segunda-feira (21), o vereador Danilo da Saúde entrará com o requerimento 1423/2023 na sessão ordinária da Câmara Municipal de Marília, solicitando laudos de análises laboratoriais da água distribuida na região leste da cidade.
“Foram diversas queixas dos moradores da zona Leste que receberam água de cor amarelada e com mau cheiro. Segundo informou a prefeitura a água estava dentro dos padrões, portandto queremos acesso aos laudos das análises laboratoriais que comprovem a qualidade dessa água” disse Danilo.
A analise da água é aferida na rotina de forma sistemática e obrigatória, e qualquer alteração ou comprometimento da qualidade precisam ser informadsas e providências adotadas. “A qualidade da água é medida através de análises químicas e precisa ser cristalina, sem cheiro ou gosto, além de estar livre de bactérias e substâncias nocivas à saúde. É duvidosa a informação que a água amarelada e com mau cheiro estava em condições para uso humano, essa questão precisa ser demostrada através de documentos oficiais com laudos e análise” frisou o vereador.
Outro ponto abordado por Danilo em seu requerimento são as denúncias de vazamento e contaminaçãio por esgoto sanitário na represa Cascata, principal reservatório de abastecimento da região leste da cidade.
“Os fatos são coincidentes e precisam ser esclarecidos, no mesmo momento em que denúncias de contaminação do reservatório por esgoto, os bairros abastecidos dessa região passam a receber água amarelada e com odor. Se houve algum tipo de contaminação e mesmo assim a água foi distribuída à população, é uma situação gravíssima e precisa ser apurada” concluíu Danilo.