Na última sexta-feira (18) a Dra. Paloma Libânio, superintendente do HC Famema, realizou o “Dia do Agosto Dourado”, com palestras em incentivo à amamentação.
O mês Agosto Dourado reforça que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê (com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios), e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade.
Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.
Uma série de evidências científicas mostra que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a OMS e a UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas por ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva. Além disso, o leite materno tem tudo o que a criança precisa até os seis meses, inclusive água.
O HC Materno Infantil possui uma sala de ordenha para que o leite das mamães chegue aos seus bebês que estão nas incubadoras. Um lugar especial e cheio de amor.
Para o deputado Vinicius Camarinha, que esteve presente no evento, a importância de atender as crianças, desde seu nascimento, é imprescindível. Quando foi prefeito, Marília contou com a primeira sala de amamentação em berçário municipal. A iniciativa, foi inédita no Brasil, e implantada na EMEI Nossa Senhora da Glória.