Vereador Rogerinho cobra Prefeitura que aplique lei que institui o SUS Animal em Marília

Cidade Política Últimas Notícias

O vereador Rogerinho cobrou que a Prefeitura de Marília aplique na cidade a lei de sua autoria, nº 8691, de 14 de junho de 2021, que tem como objetivo a criação de um Pronto Socorro Veterinário Gratuito em Marília.

De acordo com o vereador, a lei visa atender as famílias de baixa renda, que não tem acesso ao atendimento veterinário, assim como os animais abandonados, oferecendo serviços essenciais como castrações, atendimento médico ambulatorial, exames e procedimentos cirúrgicos e encaminhamento para abrigos e adoções, criando assim o Sistema Único de Saúde Animal (SUS Animal) no município.

Ainda de acordo com Rogerinho, a lei foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito em 2021, porém até o momento não foi efetivada, com exceção de alguns casos de castrações.

“Essa lei é de extrema importância para o bem-estar dos animais em nossa cidade e também auxiliar as famílias de baixa renda que muitas vezes não tem condições de arcar com despesas veterinárias” disse Rogerinho.

O Pronto Socorro Veterinário Gratuito, previsto na lei, visa proporcionar atendimento rápido e eficaz a animais em situações emergenciais, contribuindo para reduzir o sofrimento e o abandono de animais que necessitam de cuidados médicos urgentes.

Além disso, a legislação também prevê a realização de castrações, o que é fundamental para o controle populacional de animais para evitar o aumento de animais abandonados nas ruas. Adicionalmente, o atendimento médico ambulatorial, exames e procedimentos cirúrgicos contribuirão para garantir a saúde e o bem-estar dos animais assistidos.

Rogerinho ressaltou ainda que a criação do SUS Animal representa um grande avanço, alinhando Marília a outros municípios que já possuem serviços de saúde voltados aos animais. “É um compromisso com a causa animal e com as famílias que necessitam de apoio para cuidar de seus pets” finalizou o vereador, que está empenhado em acompanhar o processo para garantir que os animais e as famílias marilienses sejam beneficiadas pela medida. 

Compartilhar esta notícia agora: