O Sebrae-SP abriu 925 vagas destinadas a micro e pequenas empresas para um programa de inovação que busca auxiliar os empreendedores de forma gratuita, em Marília, Bauru, Botucatu e Ourinhos. Em todo o estado, são mais de oito mil vagas disponíveis.
As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 30 de julho, através do próprio site do Sebrae. No ato da inscrição, o empreendedor deve preencher os dados pessoais e optar por qual tipo de atendimento gostaria de receber, entre “produtividade” e “transformação digital”.
As micro e pequenas empresas participantes serão acompanhadas por um Agente Local de Inovação (ALI) até o mês de dezembro. Após a inscrição, a equipe do Sebrae deve entrar em contato com o microempreendedor e marcar o primeiro encontro com o agente de inovação.
De acordo com o Sebrae, o “Programa Brasil Mais Produtivo” busca contribuir com o aumento da produtividade, além da implantação de inovações nesses pequenos negócios. A previsão é que os grupos iniciem a jornada a partir de agosto.
Ao se inscrever no programa, a empresa passa por um diagnóstico para identificar o perfil de inovação e iniciar um ciclo de melhoria da produtividade composto por mapeamento de dificuldades, encontros orientativos, desenvolvimento e implantação de soluções, aplicação de ferramentas de inovação, mensuração de indicadores e trocas de boas práticas.
Ainda de acordo com o órgão, o programa já atendeu mais de 87 mil empresas no Brasil e mais de 20 mil no Estado de São Paulo. Os resultados, segundo a entidade, são positivos: as empresas registraram 11,4% de aumento de faturamento real, acima da inflação, e 24,4% de aumento de produtividade.