Alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Marília tiveram a ideia da criação do projeto de construção de uma cadeira de rodas com plataforma e motor elétrico feita a base de materiais reciclados após o contato com duas pessoas que usam cadeiras de rodas, o pai de um aluno e a irmã de uma professora. Os estudantes são da unidade de ensino Geógrafa Emico Matsumoto, localizada na zona sul.
“Para sair das cadeiras e se deslocarem para suas camas ou sofá, os dois sentem muita dificuldade e sempre precisam da ajuda de outra pessoa”, detalha a pasta.
O projeto quer dar mais autonomia para cadeirantes através de uma plataforma motorizada. Dois professores da escola estadual “comparam” a ideia dos alunos, que estão no oitavo ano do ensino fundamental, e se uniram aos estudantes para elaborar o projeto e tirá-lo do papel.
Atualmente, os estudantes Thiago da Silva, Lucas Barbosa Alves, Manoela Morais do Prado e Miguel Jaquier são orientados pelos professores Lázaro Marques Carrijo e Maria Terezinha Mattielo Lucas.
No momento, o projeto está sendo finalizado em um programa de software em 3D e a previsão é que em um mês a cadeira comece a ser montada.
A proposta de utilizar materiais reciclados combinou a ideia tecnológica com a preocupação ambiental da escola e, de acordo com os envolvidos, “tem o objetivo de promover a sustentabilidade e a consciência ecológica entre os estudantes”.
Ainda, a cadeira de rodas com plataforma motorizada, “será capaz de elevar o cadeirante, oferecendo maior autonomia e possibilitando a realização de atividades cotidianas de forma mais independente”.
Para a construção da cadeira vão ser usados um motor de geladeira usado , rodas usadas de bicicleta, metalão e um motor de máquina de vidro de automóvel para a elevação. Os motores estão em fase de testes.
A diretora da escola, Marli Rodrigues de Souza, explica que “esse projeto, além de contribuir para a inclusão social e a qualidade de vida dos cadeirantes, estimula a participação dos alunos no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para problemas sociais”.
De acordo com ela, a iniciativa também acaba “promovendo a educação para a cidadania e o engajamento com questões relevantes para a sociedade”.
O professor Lázaro Carrijo enfatiza a importância de promover a consciência ecológica entre os alunos, ao utilizar materiais recicláveis.
“É uma solução inovadora e de relevância social, diante da dificuldade enfrentada por dois cadeirantes. Essa situação evidencia a necessidade de oferecer meios acessíveis que facilitem o deslocamento e a independência dessas pessoas com mobilidade reduzida”, explica o professor.