Nos últimos 12 meses, o preço dos produtos de limpeza aumentou quase 16%, bem acima da inflação acumulada no período.
O sabão em pó (22,12%), o sabão líquido (15,98) e o limpador multiuso (15,98%) são produtos que subiram muito mais que o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, no período de um ano, que foi de 4,18%.
Esse aumento acima da inflação, de acordo com os especialistas, têm relação com a elevação do preço de matérias-primas importadas e o encarecimento da energia e combustíveis no acumulado do último ano. Todo esse cenário provocou uma queda de 5,7% na produção do setor no ano passado.
O Brasil representa 5,5% do mercado mundial de produtos de limpeza, e o setor acredita que essa situação adversa esteja com os dias contados. A tendência é de estabilização dos preços e de crescimento da produção.
“Nós acreditamos algo entre 2% e 3% de recuperação do mercado. Ela será mais incisiva no segundo semestre. Há uma perspectiva de melhora da situação econômica, então isso necessariamente nos traz um alento”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla (Associação Brasileira Inds Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes).