Com o objetivo de comemorar o Mês Mundial do Livro, vereador Dr. Elio Ajeka sugere ao município a criação de uma Festa Literária 

Cidade Política Últimas Notícias

O mês de abril é dedicado à celebração do Dia Mundial do Livro e tem como intuito incentivar a leitura. Pensando em como as crianças da rede municipal de ensino podem vivenciar esse mês festivo, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) fez um requerimento endereçado ao Secretário Municipal da Educação, o Professor Helter Bocchi, a realização de uma semana dedicada à leitura e ao final promover uma Festa Literária. 

De acordo com o vereador, a sugestão é que a Secretaria Municipal crie uma meta de leitura para toda a rede e durante a semana as escolas realizam leituras coletivas e emprestam livros de suas bibliotecas, além de incentivar as crianças a criarem uma ficha na Biblioteca Municipal.  

“Também se pode estudar livros específicos, as crianças podem montar peças de teatro e fazer visitas à Biblioteca Municipal. Ao final, cada escola pode promover a sua Festa Literária com contação de histórias, sorteio de livros e apresentações de teatro”, explicou Ajeka.  

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância impacta positivamente o desenvolvimento da pessoa. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.  

Os benefícios se estendem para o fortalecimento de vínculos afetivos, quando o momento é compartilhado, e para as habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e a tentar lidar com eles. 

“São tantos benefícios que a gente pensa, como vereador, em como estimular ainda mais a leitura. Tenho certeza que uma semana comemorativa irá despertar esse hábito em nossas crianças”, falou. 

Compartilhar esta notícia agora: