Vereador Dr. Elio Ajeka e Prefeitura recebem comitiva do Japão ligada à educação 

Cidade Política Últimas Notícias

Com o objetivo de realizar uma discussão sobre os aspectos da educação, a cidade de Marília recebeu uma comitiva composta pelo Secretário Municipal da Educação da cidade Izumisano, localizada na Província de Osaka (Japão), Shinya Oku; Eiji Nakashita, Supervisor de Política e Gerente do Departamento de Colaboração Cívica; e Takashi Takeda, Assessor Especial do Gabinete do Secretário Municipal da Educação.  

A recepção foi feita no aeroporto de Marília pelo Secretário Municipal da Educação, Professor Helter Bochi, pelo Secretário da Administração, o Cassinho, pelo Prefeito Municipal, Daniel Alonso, e pelo vereador Dr. Elio Ajeka (PP).  

Depois a comitiva seguiu para a EMEF Profª Edméa Braz Rojo Sola, onde puderem conversar sobre os modelos educacionais nos dois países. 

Segundo Ajeka, vereador e representante da colônia japonesa, a visita de educadores japoneses é fundamental para ampliar o debate do assunto na rede municipal, já que o Japão é considerado um dos melhores países em educação. 

“Acredito muito na troca de ideias e de experiências e a presença desses educadores contribuem para um aprofundamento das discussões acerca dos modelos educacionais. Marília é uma cidade que investe muito em educação e conta com excelentes escolas públicas, daí a importância desse escambo de conhecimento”, disse. 

Na opinião do Secretário Municipal da Educação de Marília, a presença da comitiva também enriquece a troca cultural. “A visita da comitiva do Japão em nossa cidade foi uma experiência ímpar para toda a Equipe Escolar, bem como para a Secretaria da Educação, além de ser um evento de muita importância para nossas crianças. Essa interação entre culturas tão diferentes, e ao mesmo tempo tão presentes na formação do povo brasileiro, é algo que enriquece muito nossa cultura e tradição, especialmente em se tratando do Japão, que tem uma numerosa comunidade na cidade de Marília, de grande representatividade e influência”, disse o Professor Helter Bochi. 

Um dos assuntos debatidos foi sobre os desafios da inclusão de pessoas com deficiências nas escolas, abrangendo o aspecto físico, ou seja, a adaptação e acessibilidade dos prédios escolares e a didática das matérias visando a compreensão dos alunos.  

Também foi levantada a importância do uniforme escolar como forma de identificação dos alunos. Segundo os educadores japoneses, o país nipônico também se preocupa muito com a segurança de seus alunos. 

Ao final da conversa, a comitiva convidou o vereador Dr. Elio Ajeka e a secretaria municipal da Educação de Marília para um intercâmbio na Japão a fim de todos conhecerem presencialmente o sistema educacional do país oriental. 

Compartilhar esta notícia agora: