Vereador Evandro Galete pede que prefeito Daniel Alonso implante programa similar ao “Mãe Paulista” em Marília 

Cidade Política Últimas Notícias

O programa “Mãe Paulistana – Creche”, lançado pela Prefeitura de São Paulo, é uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SME), que garante vagas em Centros de Educação Infantil (CEIs) para crianças que ainda estão em gestação, e é uma estratégia do SUS que tem como objetivo assistir a gestante durante o ciclo da gravidez, desde as consultas de pré-natal (no mínimo sete), o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê 

Em São Paulo, o sistema estará disponível a partir da segunda-feira (1º de maio), e permitirá que a mãe planeje, com antecedência, em qual creche seu filho vai ficar. Além da vaga na creche, com o Programa, o bebê tem direito a um enxoval e a Prefeitura dá o transporte para que a gestante possa ir fazer todos os exames necessários. 

“O conceito de zerar a fila da creche é uma busca permanente” disse o vereador Evandro Galete, que acredita que com o programa, isso será possível. 

Ainda de acordo com Galete, o Mãe Paulistana – Creche está amparado na Portaria Conjunta SMS/SME nº 002, publicada em 26 de novembro de 2020, e está alinhado com a Rede Mãe Paulistana da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.  

De acordo com dados das áreas técnicas de saúde da mulher, da criança e do adolescente da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), 49.384 gestantes realizam pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Paulo por meio do programa.  

Além disso, com a Rede Mãe Paulistana, é possível criar laços entre secretarias, garantindo o acesso à educação dos pequenos enquanto são assistidos por equipes multiprofissionais da saúde; e faz parte do Programa de Metas 2022 e 2024 garantir a todas as crianças, na primeira infância educação, cuidados e estímulos que contribuam para o seu desenvolvimento integral. 

No programa, a mãe deverá informar seu endereço no sistema Escola Online (EOL) com o auxílio de agentes da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde realiza o pré-natal e só assim terá a vaga da creche garantida. Terão vaga garantida em creches da Rede Municipal de Ensino as gestantes que iniciarem os atendimentos do programa de pré-natal até o 4º mês de gestação. Gêmeos também poderão ter vagas atendidas, desde que essa informação seja inserida no ato do pré-cadastro.  

Compartilhar esta notícia agora: