Cidades do centro-oeste paulista iniciam “Dia D”, campanha de vacinação contra a gripe 

Cidade Saúde Últimas Notícias

Nesta segunda-feira (10) inicia-se a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde. A dose anual pode ser tomada com outras vacinas do calendário, como a da Covid-19. 

As cidades de Tupã e Botucatu anunciaram como funcionará a aplicação nas unidades de saúde, bem como os públicos-alvo nesta primeira etapa. A imunização contra a gripe seguirá até o dia 31 de maio. 

TUPÃ – A campanha, neste primeiro momento, visa imunizar crianças de seis meses até cinco anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, educação e segurança, idosos, pacientes com comorbidades, caminhoneiros e pessoas com deficiência. 

A vacinação acontecerá em todas as salas de vacina, das UBSs e USFs do município. A Secretaria de Saúde pede que a população leve o CPF, a caderneta de vacinação e, quando necessário, apresente algum documento que comprove a condição para receber o imunizante. 

Ainda segundo a prefeitura, um “Dia D” será organizado em breve, a fim de ampliar a cobertura vacinal do município. 

Durante a semana, as unidades de saúde abrirão em horário especial para atender a demanda. Além da vacina contra a gripe, o município continua com a vacinação contra a Covid-19 com doses bivalentes. 

BOTUCATU – A campanha não será por etapas. Todos os grupos prioritários já podem se imunizar até 31 de maio. 

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. Veja quem pode ser vacinado: 

  • Pessoas com 60 anos ou mais; 
  • Crianças a partir dos 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; 
  • Gestantes; 
  • Puérperas; 
  • Povos indígenas; 
  • Professores e profissionais da saúde; 
  • Pessoas com comorbidades e portadoras de deficiência. 

A população a ser vacinada no município é de 61.316 pessoas, sendo 10.1972 crianças, 1.205 gestantes, 198 puérperas, 9.751 trabalhadores da saúde, 26.391 idosos (acima de 60 anos), 6.326 pessoas com comorbidades, 2.531 professores e 4.517 pessoas portadoras de deficiência. 

A meta é que 90% do público alvo seja imunizado em 2023. No ano passado, apenas 62% receberam a dose contra a Influenza. 

Para se vacinar, o paciente deve procurar uma unidade de saúde, apresentar a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas. 

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do município, além da Sala de Vacinação Noturna, que fica no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores. 

Além da vacina contra a Influenza, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a Covid-19 bivalente, também estarão disponíveis nas unidades de saúde. 

Desta segunda-feira até quarta-feira (12), todas as unidades de saúde estarão abertas em horário especial, das 7h às 19h para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). 

Nos demais dias, os postos de saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e a Sala de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola, localizado na Rua Gaspar Ricardo, º 181, no bairro Vila dos Lavradores, das 18h às 21h. 

Compartilhar esta notícia agora: