O vereador Dr. Elio Ajeka (PP), que atua como cirurgião dentista em Marília, esteve presente na cerimônia da retomada do Programa Sorria Marília, ocorrida no último dia 30 de março na EMEI Chapeuzinho Vermelho.
O programa é realizado na cidade desde 1999, porém estava temporariamente suspenso em virtude do isolamento determinado pelo enfrentamento da Covid-19 e as decisões sanitárias pós-pandemia. O objetivo do Sorria Marília é incentivar a saúde bucal dos estudantes da rede municipal e de seus familiares.
A iniciativa reúne profissionais de saúde e educadores, unindo as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. A meta é levar informações sobre a prevenção de doenças bucais para os 8.607 alunos das Emeis e para os 10.320 alunos das Emefs.
De acordo com o vereador Ajeka, o Programa é fundamental para assegurar a saúde bucal dos alunos do município, ensinamento que as crianças levarão para toda a vida. “Quando os dentistas e os professores trabalham com prevenção estão ensinando sobre higiene e sobre como evitar as doenças causadas pela falta de escovação correta. E o melhor de tudo é que as crianças poderão replicar essas informações para os seus familiares, contribuindo para o aumento do bem estar da nossa população”, disse.
Esta também é a opinião da cirurgiã-dentista Milena Guerreiro Marini, encarregada pela Saúde Bucal no Município de Marília. Segundo ela, além das quase 19 mil crianças que a campanha pretende envolver, o Sorria Marília espera que a mensagem chegue também aos familiares dos estudantes e toda a comunidade escolar.
“Estima-se que a campanha de 2023 alcançará mais de 100 mil pessoas de forma indireta. E, claro, esperamos que toda a população mariliense receba a nossa mensagem”, contextualizou. De forma lúdica e criativa, a Saúde e a Educação pretendem transmitir a essencialidade dos cuidados com a saúde bucal das crianças e, por fim, de toda comunidade.
O programa distribuirá para os estudantes da rede municipal porta-escova, escova de dente e creme dental. “Preparamos 20 mil kits para as crianças atendidas do berçário, das Emeis, ao 5º ano das Emefs”, informou a encarregada da Saúde Bucal e cirurgiã-dentista.
O Programa Sorria Marília integra o calendário de eventos oficiais do Município de Marília, sendo reservada a última semana de março para as atividades lúdicas e criativas relacionadas à promoção e prevenção bucal. “Entendemos que nossas crianças são multiplicadoras das informações que o Sorria Marília difunde. Sabemos, também, que saúde bucal reflete na autoestima, numa qualidade de vida melhor e até mesmo no melhor rendimento escolar”, assegurou Milena Guerreiro Marini.
Para o vereador Dr. Elio Ajeka, esta é uma excelente iniciativa da Prefeitura. Ele também lembrou que a educação para a promoção da saúde bucal era um dos sonhos da Dra Lucila Costa, uma das idealizadoras do programa. “Dra Lucila, que foi minha professora na faculdade, era bastante enfática quanto à saúde bucal. Fico muito feliz em ver que o seu sonho para a cidade está sendo realizado”, disse Ajeka.