Na última sessão camarária (20), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 128/2022, proposto pelo vereador Dr. Elio Ajeka, que autoriza a presença de equipe multidisciplinar de parto durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitadas pela parturiente. De acordo com o texto, a equipe pode ser formada pela Doula, pela Enfermeira Obstetra e pelo Psicólogo.
O vereador justificou o projeto alegando que, em contramão à violência obstetrícia, a equipe multidisciplinar dá assistência à mulher para prepará-la para o parto humanizado. Geralmente, essa equipe é composta por obstetra, enfermeira obstetra, psicólogo obstetra, pediatra, fisioterapeuta, doula e anestesista. “Daí a necessidade da permissão da doula, da enfermeira obstetra e do psicólogo obstetra”, disse Ajeka.
Pesquisas atuais apontam que o trabalho em equipe traz múltiplos benefícios a todos os envolvidos, em especial à gestante e ao bebê. É uma oportunidade de contar com pessoas altamente qualificadas, com competências técnicas diversificadas e unidas com o propósito de trazer mais acolhimento, conforto e profissionalismo para o momento de dar à luz. A sinergia de uma equipe selecionada pela gestante faz com que vários olhares se conectem e trabalhem por um objetivo comum: o nascimento do bebê de forma humanizada, saudável e respeitosa.
“Cada profissional tem a sua função durante o trabalho de parto, lembrando que a mulher é a verdadeira protagonista do nascimento. Ou seja, é ela quem faz o parto. E para garantir um nascimento humanizado ela poderá contar com a equipe que desejar”, explicou o vereador.