A Polícia Civil apreendeu 31 frascos de fentanil em meio a cargas de maconha e cocaína em Cariacica, região metropolitana de Vitória, Espírito Santo.
Os policiais descobriram que o anestésico, 100 vezes mais forte que a morfina, saiu de Minas Gerais e tinha destino em um hospital capixaba, mas a carga foi desviada.
Esta é a primeira apreensão de Fentanil no Brasil. A droga indicada para pacientes com dores crônicas e intensas é 50 vezes mais viciante que a heroína e é a que mais causa mortes nos Estados Unidos.
“O que o crack está para o Brasil, o fentanil está pros Estados Unidos. Lá vive uma verdadeira epidemia desse tipo de droga”, afirma Tarcísio Otoni Perúsia, delegado do Denarc.
Mais de 70 mil americanos morreram de overdose ou intoxicação por Fentanil só em 2022. Agentes do Espírito Santo investigam a origem para saber se a droga foi vendida dentro do meio hospitalar para traficantes.
A suspeita é de que o Fentanil seria usado por traficantes para batizar outras drogas. O maior fabricante do mundo é México, onde cartéis produzem e distribuem a droga para os Estados Unidos e outros países.