Marília é uma cidade lembrada pelos seus locais históricos, como a antiga Rodoviária, a igreja Santo Antônio, a Praça Maria Izabel, a Prefeitura de Marília, a Praça do Teatro Municipal, o camelódromo, dentre tantos outros. E uma das referências da cidade é o pontilhão localizado na Rua Bahia.
Antigo dispositivo viário, liga o centro à zona leste pela parte mais baixa e na parte de cima permitia a passagem de trem. Mas além de dar fluidez ao trânsito, possui um grande valor histórico.
Pensando na preservação desse cartão postal de Marília, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) fez um requerimento à Prefeitura pedindo a realização de uma série de melhorias, tais como a implantação de iluminação, a realização de estudos visando eliminar o problema de acúmulo das águas pluviais, a limpeza e a pintura da grade de proteção e o reparo da calçada cujas pedras estão soltas. Na parte de cima, o vereador pediu a poda da vegetação e a limpeza, já que constantemente detritos e lixos são jogados na parte de baixo.
“Além de se tratar de um lugar que é referência na cidade, o pontilhão da Rua Bahia também é passagem para o Beco da Avenida Ipiranga, local que recebe atrações artísticas e que movimenta o lazer na cidade. Então é preciso preservar e valorizar o local. Quando a gente restaura um ponto importante da nossa cidade estamos eternizando a nossa história”, disse o Ajeka.
Problemas
Atualmente o local possui alguns problemas, como calçada irregular com pedras soltas, mau cheiro causado pelo lixo jogado na parte de baixo e não há iluminação, prejudicando a travessia de pedestres no período noturno. Além disso, o dispositivo viário sofre constante alagamento em período chuvoso, já que o escoamento das águas pluviais não é suficiente.
Outro problema é que a vasta vegetação na parte superior, onde estão os trilhos do trem, possui uma vegetação muito vasta, servindo de “moradia” ou “esconderijo” para pessoas em situação de rua, que acabam atirando acumulando e atirando lixos e dejetos na parte de baixo, onde há a passagem de carros e pedestres.
“Meu objetivo como vereador é contribuir ao máximo com a nossa querida cidade, por isso pedi à Prefeitura para olhar com carinho para o pontilhão da Bahia. Tenho certeza de que a implantação da iluminação, pintura e reparo da calçada já serão suficientes para restaurar o local”, concluiu o vereador.