Você certamente já se perguntou quais são as vantagens de consumir essa fruta tropical, principalmente no mês de março, que fecha a temporada de colheita da goiaba.
A goiaba pode ser consumida no estado natural ou utilizada nas mais variadas receitas. Quem resiste, por exemplo, à tradicional combinação do doce Romeu e Julieta?
Se você decidiu que quer incluir o alimento mais vezes no cardápio, mas ainda tem dúvidas sobre os benefícios dessa escolha, chegou ao lugar certo.
Entre os benefícios da goiaba estão a melhora a digestão, uma vez que a fruta é rica em fibras. Esses compostos melhoram o funcionamento do intestino e combatem a prisão de ventre. As fibras também ajudam a regular os níveis de colesterol no organismo.
A goiaba também é uma fruta rica em vitamina C, um nutriente com propriedades antioxidantes que protege o corpo da ação dos radicais livres, do envelhecimento precoce e fortalece a imunidade. O ácido ascórbico também favorece a absorção de ferro, substância importante para prevenir o desenvolvimento de anemia. A goiaba também é fonte de vitamina A, um nutriente capaz de evitar a degradação da visão e proteger a córnea.
Até a folha da goiabeira é usada como remédio natural para tratar problemas gastrointestinais, como a diarreia. Ela pode ser preparada num chá e o líquido também serve para fazer banhos e compressas.
Porém, como a goiaba tem bastante fibras, o consumo precisa ser acompanhado por uma boa rotina de hidratação. Sem o líquido, o efeito é reverso e a fruta pode até causar constipação. A fruta também não costuma ser indicada para quem tem diverticulite e o chá também não deve ser consumido por pessoas que tenham um aparelho digestivo sensível.
A goiaba é o tipo de fruta que pode ser consumida diariamente, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade e sempre combinar a porção dessa fruta com outras opções saudáveis ao longo do dia para garantir uma alimentação mais balanceada. Se você sofre com a prisão de ventre, é bom tomar cuidado também e equilibrar a goiaba com a ingestão de bastante água.