Mais de 30 sequestradores que aplicavam “Golpe do Amor” foram presos em SP

Brasil Polícia Últimas Notícias

A Polícia de São Paulo, somente neste ano de 2023, prendeu mais de 30 sequestradores que usaram aplicativos de relacionamento para atrair e extorquir as vítimas. O crime ficou conhecido como “golpe do amor”.

As duas últimas semanas foram marcadas por operações contra as principais quadrilhas de sequestradores de São Paulo.

João Lucas da Silva Monteiro, de 24 anos, foi preso em casa, em uma comunidade, em Cubatão, na Baixada Santista. As vítimas dele eram mantidas em cativeiros na mesma região. João gostava de ser chamado de professor, inspirado no personagem principal da série espanhola La casa de papel.

Os policiais da Divisão Antissequestro chegaram até Deivison Dias Cândido, de 32 anos, dias depois. Envolvido em pelo menos 10 sequestros, ele teria reagido, e acabou morto a tiros. Ailton Oliveira dos Santos, de 42 anos, conhecido como gato preto, foi o último a ser preso. No celular dele, foram encontrados diversos perfis falsos de mulheres para atrair as vítimas para o golpe do amor. Armado, ele mesmo rendia as vítimas.

Na última quinta-feira (23), policiais civis marcaram um falso encontro com sequestradores por um aplicativo de relacionamento. Mais três bandidos morreram e um foi preso. 

Este ano, em menos de dois meses, só a Divisão Antissequestro prendeu 32 criminosos e matou um. Dez sequestros foram registrados. No ano passado, foram 115 casos e 303 presos.

O perfil das vítimas do chamado golpe do amor chama a atenção e é, de acordo com a polícia, muito parecido. Homens de mais idade, em torno de 50 anos, que se interessam por garotas bem mais jovens. E este interesse parece cegar as vítimas que, muitas vezes, não tomam o mínimo de cuidado.

Veja algumas dicas da polícia para não cair no golpe:

  • Duvide da facilidade, principalmente, se o encontro foi marcado rápido demais;
  • Faça uma videochamada antes para ver se a fotografia do perfil é da mesma pessoa que está conversando;
  • Marque o encontro em um local público e movimentado, um shopping center, por exemplo;
  • Sempre deixe pelo menos uma pessoa de confiança avisada.
Compartilhar esta notícia agora: