Importante instrumento de educação e qualificação, a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) está com inscrições abertas para o vestibular 2023 e oferece em todo o Estado, 25.440 vagas.
Conquistado pelo deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), junto ao governo, o polo de Marília, que funciona junto à Famema (Faculdade de Medicina de Marília), oferece 150 vagas. “Em agosto de 2017, anunciamos a conquista desta universidade, um serviço público de qualidade, a quarta universidade pública do Estado, depois da USP, Unicamp e Unesp. Ensino à distância, através da internet, porém com a supervisão de professores e técnicos das três grandes universidades públicas”, destacou o parlamentar.
Além de Marília, ainda são oferecidas 30 vagas em Pompeia, 45 em Garça e em outras cidades do Oeste Paulista.
A Univesp oferece nove cursos, com três eixos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 30 de março, às 23h59, devem ser feitas pelo site (www.univesp.br) e custam R$ 51,75. A prova (objetiva e redação) está agendada para o dia 28 de maio, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 19 de maio. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2023.
Criada em 2012, a Univesp é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza. A universidade conta com mais de 70 mil alunos de graduação.
“Assim como foi com a Fatec (Faculdade de Tecnologia), trazer a Univesp para Marília, com a possibilidade de atender também a região, é pensar em um futuro melhor para as pessoas, com mais conhecimento e preparo para o concorrido mercado de trabalho”, completou o deputado Vinicius Camarinha.